Ads 468x60px

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Blog de Edir Macedo vira tese de pós-graduação

Hoje em dia, é impossível pensar em religião que não esteja conectada às tecnologias, afirmou o jornalista Carlos Sanchotene, autor da dissertação de mestrado defendida no curso de Pós-Graduação da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sob o título “Religião 2.0: interações entre igreja e fiéis no blog do bispo Edir Macedo”.Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

“As possibilidades de interação no âmbito virtual colocam os fiéis internautas no mesmo patamar daqueles que produzem o discurso religioso, ou seja, atuam como co-produtores das mensagens religiosas, fazendo uso desses instrumentos ‘aproveitados’ pela igreja para expressar suas religiosidades”, explicou Sanchotene em entrevista ao Instituto Humanitas (IHU).

Ele admitiu que os estudos de mídia e religião carecem de pesquisa que trabalhem o impacto das novas religiosidades na sociedade atual, principalmente as que analisam a internet. Assinalou que a internet constitui-se espaço apropriado para a reformulação dos modos de crença e prática religiosa individualizada através das facilidades que oferece à conectividade digital.

A internet 2.0 liberta o campo religioso das mídias tradicionais, já que não mais precisa delas para tornar visíveis suas ações. “Através das novas tecnologias é possível criar um modelo de enunciação que se liberta da dependência dos meios de comunicação de massa, pois são utilizados dispositivos midiáticos que colocam em seu controle sobre a ‘ação’ do outro, dando visibilidade ao seu discurso”, arrolou.

Ele explicou, ao IHU, que a religião 2.0 é o ambiente interativo que move as práticas religiosas dos fiéis às práticas midiáticas. “Todas essas ferramentas e recursos proporcionados pelas novas tecnologias são apropriados pelo campo religioso, fazendo emergir um outro conceito de religião.”

O fiel da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) pode acompanhar ao vivo, pelo blog do bispo Macedo, a construção do Templo de Salomão, em São Paulo, uma réplica do prédio edificado pelo rei israelita. A IURD instalou câmara de vídeo em cima de prédio próximo ao novo templo, na avenida Celso Garcia, para transmitir 24 horas imagens do terreno onde será instalada a nova sede da igreja.

0 comentários: