Ads 468x60px

terça-feira, 25 de agosto de 2009

VELOZES E IRRESPONSÁVEIS:

O QUE MOVE A PAIXÃO PELOS RACHAS É A ILEGALIDADE, A IMATURIDADE OU O DESEJO DE SE EXIBIR?

O Brasil gasta, por ano, cerca de R$ 28 bilhões com acidentes de trânsito, valor suficiente para colocar o país entre os mais violentos do mundo. Apenas entre os anos de 2003 e 2006 aproximadamente 400 mil pessoas tiveram ferimentos graves decorrentes da violência no trânsito, e outras 100 mil tiveram algum tipo deficiência permanente. Como se não bastasse, 34 mil faleceram no local do acidente.
Grande parte dessa estatística poderia ser reduzida significativamente, pois, além das causas de acidentes ditas ‘naturais’, há também aquelas que poderiam ser evitadas. Os rachas de rua são um bom exemplo disso. Jovens de todo o país promovem, diariamente, competições de altíssimo risco em vias públicas da cidade, que viram pistas de corrida do dia para a noite. No meio-fio, milhares de pessoas se aglomeram para assistir à exibição fútil e irresponsável dos ‘pseudopilotos’ de rua e seus carros ilegalmente modificados e preparados para as competições. Raramente o espetáculo acaba sem vítimas. É comum também o envolvimento de cidadãos e motoristas de bem em acidentes decorrentes da irresponsabilidade dos praticantes dessa atividade ilegal.
Quando interrogados sobre o porquê do envolvimento com o racha, algumas respostas são mais comumente ouvidas. A “adrenalina” parece unanimidade entre eles. Outros confessam que participam de rachas por dinheiro, pois a aposta é comum durante as competições. O cinema também tem participação incontestável. “Velozes e Furiosos” já fez milhares de competidores no Brasil. Existem também os praticantes que, quando interrogados sobre o porquê de competir, não dizem absolutamente nada. Sãos os que estão completamente incapacitados devido à ação de drogas e bebidas.
Enquanto isso, eles vão exibindo os seus troféus: não ser capturado pela polícia ou, então, chegar ao final da noite vivo.

0 comentários: