Ads 468x60px

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Plano Daniel: Médicos que fizeram a projeto de emagrecimento do Pastor Rick Warren estariam ligados a seitas anti-bíblicas

Quando Rick Warren, pastor de mega-igreja, decidiu que precisava levar sua saúde a sério, ele respondeu de um modo tipicamente ambicioso, lançando um programa de saúde de duração de um ano para sua igreja, o “Plano Daniel”, escrito com a ajuda de três médicos famosos que aparecerão hoje no primeiro de uma série de seminários de saúde.

Mas os que criticam o que ele está fazendo apontam para o fato de que os médicos que criaram o programa ao que tudo indica não têm as convicções evangélicas que a igreja de Warren professa, adotando em vez disso várias formas de misticismo oriental e os princípios de uma seita cristã, o swedenborgismo.

Tendo feito o compromisso de perder 40 quilos, Warren disse que se colocou sob os cuidados dos médicos Mehmet Oz, Daniel Amen e Mark Hyman no outono passado e trabalhou com cada um para desenvolver o “Plano Daniel”.

Oz, apresentador do “Programa do Dr. Oz” ganhador do Emmy e é professor de cirurgia na Universidade de Columbia, diz que se inspira em Emanuel Swedenborg, o fundador de uma seita no século XVIII que ensinava que todas as religiões levam a Deus e negava as doutrinas cristãs ortodoxas como a expiação de Cristo pelos pecados, a trindade e a deidade do Espírito Santo.

Amen, que é um escritor best-seller e professor de psiquiatria na Universidade da Califórnia em Irvine, ensina meditação das religiões orientais e Reiki, prática com base em energias da Nova Era.

Hyman, escritor de livros na lista dos mais vendidos do jornal New York Times, promove meditação mística baseada em princípios budistas.

Steve McConkey, que dirige um site chamado Christian Investigator (Investigador Cristão), chamou de “preocupante que um pastor elevado dos Estados Unidos esteja promovendo falsos mestres”.

“Estamos vivendo o ponto mais baixo de espiritualidade dos Estados Unidos com líderes fracos”, ele disse.

A assessoria da Igreja Saddleback não respondeu a uma ligação de WND pedindo um comentário.

McConkey apontou para o fato de que os seguidores do que se chama swedenborgianismo acreditam que todas as religiões conduzem a Deus e que o Cristianismo tem de passar por um renascimento. O grupo também nega a existência do diabo como pessoa e crê que a Bíblia não foi inspirada por Deus. Quando as pessoas morrem, acreditam os seguidores, elas se tornam anjos ou espíritos malignos.

Emanuel Swedenborg disse que teve uma visão em 1745 em que ele viu criaturas rastejando nas paredes. Ele afirmou que Deus então lhe apareceu como um homem e lhe disse que promovesse os novos ensinamentos ao mundo.

Warren planeja ter debates individuais com Amen e Hymen no seminário de hoje, que irá das 8h30min até às 12h30min na Igreja Saddleback em Lake Forest, Calif. Oz aparecerá via uma mensagem de vídeo.

O seminário será também transmitido ao vivo pela Igreja Saddleback.

A igreja diz que todos os seus mais que 5 mil grupos pequenos implementarão o “Plano Daniel”, que é parte do “Década de Destino”, um plano de 10 anos que está sendo lançado neste mês “para ajudar indivíduos a terem sucesso e serem o que Deus os designou para ser em todos os aspectos da vida”.

Warren, autor do livro best-seller “Uma Vida Com Propósitos”, disse que está “honrado de estar fazendo parceria com esses especialistas de saúde reconhecidos internacionalmente”.

“Deus diz que a saúde é importante, e é isso o que queremos estar estudando com profundidade”, Warren disse.

Ele disse que os muitos americanos que resolvem a cada ano perder peso e colocar-se em forma precisam ter a motivação certa se querem ter êxito.

“Esperamos fornecer incentivo, com base em princípios bíblicos, para ajudar a fazer uma mudança real de estilo de vida para uma saúde melhor”, Warren disse.

O “Plano Daniel”, que durará 52 semanas, está sendo baseado, de acordo com a Igreja Saddleback, no relato bíblico de Daniel e seus três amigos, Sadraque, Mesaque e Abednego, que recusaram ter parte nas ricas comidas e vinho do rei da Babilônia e desafiaram o superintendente do rei a fazer um teste de planos de refeição.

Daniel e seus três colegas comeram uma dieta de 10 dias de verduras e água que os tornaram mais saudáveis e mais bem alimentados dos que os outros.

“Cresci num lar onde a mesa de jantar era a característica principal de nossa existência”, Warren disse. “Nunca prestei muita atenção à minha saúde, já que ela nunca foi importante para mim. Mas no começo deste ano tive um momento de clareza e compreendi que todos precisamos fazer uma mudança, e que eu não posso ajudar ninguém se primeiro não começo comigo”.

Warren citou estatísticas que indicam que de cada 10 americanos, 7 estão acima do peso e que o diabetes e doenças cardiovasculares estão aumentando. “Os Estados Unidos estão ficando mais e mais gordos, e temos de fazer algo sobre isso”, disse ele.

Depois do seminário de saúde, profissionais médicos e voluntários estarão à disposição nas dependências da Igreja Saddleback para registrar números de saúde de modo que os indivíduos possam iniciar o “Plano Daniel”, disse a Igreja Saddleback. Os participantes poderão criar seus próprios perfis online através do site da igreja para guiá-los através do plano e manterem um registro de melhorias e resultados de saúde.

0 comentários: