Ads 468x60px

sábado, 10 de outubro de 2009

'ADOLESCENTES': NÃO ACEITAR A FASE ADULTA É NÃO ACEITAR A CONDIÇÃO DO MUNDO ATUAL, A SI MESMO OU AS RESPONSABILIDADES?

A Síndrome de Peter Pan já é reconhecida oficialmente como patologia pela medicina psiquiatra, e consiste basicamente na resistência em aceitar a vida adulta, ou seja, na dificuldade de aceitar que não se é mais uma criança.

Essa patologia atinge principalmente homens mais velhos, mas é ainda na juventude que ela começa a se desenvolver. É comum, nos dias de hoje, os adolescentes adiarem cada vez mais suas responsabilidades. Muitos começam a trabalhar só depois que terminam a faculdade, evitam compromissos e só querem curtir a vida. Segundo os psicólogos, até certo ponto, tal comportamento é aceitável e comum entre jovens, mas quando um indivíduo na casa dos trinta, quarenta anos ou mais quer levar o mesmo tipo de vida, o mais provável é que se trata “da síndrome”.


Os especialistas deixam claro também que apenas um profissional da área é capaz de “diagnosticar” a Síndrome de Peter Pan, mas existem alguns indícios que podem denunciar a patologia. Os principais são medo da responsabilidade, não pensar em sair da casa dos pais por comodidade, ter pavor a compromissos, usar roupas e acessórios comuns a adolescentes, freqüentar baladas e raves em que o público predominante é composto por adolescentes, usar gírias e interessar-se somente por garotas bem mais novas.
Pais superprotetores, que não atribuem responsabilidades aos filhos desde cedo, são apontados como os principais motivadores da síndrome, alertam os psicólogos. Os que costumam dar muito dinheiro e bens materiais, evitando que eles se esforcem para conseguirem o que querem, também contribuem para o surgimento da patologia. Por outro lado, pais que menosprezaram e maltrataram os filhos durante toda a infância também podem ser os responsáveis por despertar a doença, como pode ser o caso do Rei do Pop, Michael Jackson. De infância difícil, o cantor assumi explicitamente e durante toda a vida ser um eterno Peter Pan.


0 comentários: