Ads 468x60px

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

TV Record se defende atacando a Folha de São Paulo

A briga entre a Rede Record e o jornal Folha de S.Paulo ganhou mais um capítulo no último fim de semana. Na sexta-feira (23), a emissora exibiu uma reportagem em diversos programas de sua grade, entre eles o “Jornal da Record”, com o título “Cai o número de leitores de jornais no Brasil e a Folha de S.Paulo é um dos mais afetados”.

Ao citar números do IVC (Instituto Verificador de Circulação) – que mostrou que de janeiro a julho deste ano foram vendidos 4 milhões de exemplares de jornais em média, 4,8% a menos que no mesmo período do ano passado – a Record afirmou que na Folha “a queda foi ainda maior; o jornal vendeu 7% a menos no primeiro semestre”.

Além disso, a reportagem cita que em 1998, a tiragem média do jornal era de 513 mil exemplares, ante 299 mil em 2008 – uma diminuição de 41%. Os dados mostram, também, que abril de 2009 foi o pior mês para a Folha, que teve uma queda de 10,84% na circulação.

Como justificativa, a emissora cita a falta de credibilidade de jornal. “Mas no caso da Folha, os números podem refletir também a falta de credibilidade. O jornal foi obrigado a dar explicações constantes nos últimos meses depois de publicar informações que geraram polêmica”, informou a reportagem.

Como exemplo, a Record citou o editorial a Folha, publicado em 17 de fevereiro, que afirmava que a ditadura brasileira foi “branda”. A matéria mostrou vítimas e estudiosos da ditadura criticando o jornal. Entre eles, o jornalista Antonio Roberto Espinosa, entrevistado para a reportagem “Grupo de Dilma [Rousseff) planejou sequestro de Delfim Neto”, publicada em 5 de abril.

Segundo Espinosa, “quadrilha é a Folha, quem tem comportamento goilpista é a Folha”. Um dos dirigentes da Vanguarda Popular Revolucionária na época, ele ainda afirmou à Record que a matéria do jornal era “arbitrária, distorcida, falsa, mentirosa, covarde”.

Estudos comprovam que a internet vem sendo o principal fator da queda de venda dos jornais e revistas, visto que as pessoas tem a possibilidade de saber as notícias em tempo real sem precisar esperar o dia seguinte para comprar o jornal. A Folha de São Paulo não foi o jornal que mais perdeu terreno, outros ainda tiveram índices de perdas ainda maiores, mas o site Folha Online, da Folha de São Paulo, é um dos mais acessos canais de notícias na internet no país.

0 comentários: