Ads 468x60px

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Artista faz exposição de fotos com Michael Jackson inserido em cenas bíblicas

Mesmo após sua morte, Michael Jackson ainda causa polêmica. O igualmente polêmico David LaChapelle inaugurou uma exposição chamada “American Jesus”, em que Michael é colocado como se fosse Jesus.Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

“Michael foi uma espécie de mártir americano. Mártires são perseguidos, são inocentes e Michael era inocente”, disse David ao jornal WWD.

Apesar de ter sido amigo de Michael Jackson, o cantor não posou para as fotos. Elas foram compostas através de montagem e do uso de um modelo que parecia com o astro morto.

Por que você escolheu para fotografar Michael em uma várias cenas religiosas?
Michael tinha pinturas de si mesmo em Neverland representado como um cavaleiro e rodeado por anjos e querubins. As pessoas podem pensar que ele era um egocêntrico, mas não é verdade. É porque o mundo se voltou contra ele. Quer dizer, [com essas fotos, ele está dizendo] “Eu não sou a piada e o horror a mídia está me forçando a ser.”

Michael é a estrela do quadro que dá nome à mostra: “American Jesus”. Você acredita que ele foi um Jesus moderno?
Acredito que Michael, em certo sentido, é um mártir norte-americano. Mártires são perseguidos e Michael foi perseguido. Michael era inocente e mártires são inocentes. Caso você vá ao YouTube assistir as entrevistas com Michael, não verá uma encenação. Há essa pureza e inocência que este manteve [ao longo da vida]. Se tivesse sido uma encenação, ele não poderia tê-la mantido por muito tempo. Se você ver o seu show em Budapeste [1992]e compará-lo a uma apresentação da Madonna de hoje, verá a beleza inspiradora e uma mensagem que não vai ver em nenhum outro artista do nosso tempo.

Uma das imagens mais chocante é a foto abaixo, chamada “Thy Kingdom Come” (Venha o teu reino), que apresenta uma figura papal sentada em um trono, diante de uma pilha de homens nus mortos. Qual é a sua proposta com isso?
Eu não estou condenando toda a Igreja Católica – é algo muito grande. Seria como condenar uma nação inteira e isso seria prejudicial. O que estou fazendo é apontar uma ironia. Existe uma instituição que sistematicamente protege padres pedófilos. Então olha para um inocente Michael Jackson, contra quem a corte da Califórnia gastou milhões de dólares tentando processar, mas não conseguiu porque era tudo uma grande *&#*#.

Você vem de uma família católica. Você é praticante?
De vez em quando ainda vou à igreja. Fui outro dia e encontrei a paz. Eu tinha essa dualidade enquanto crescia, com um pai católico rígido e cujo irmão era padre, e minha mãe que encontrava a Deus na natureza. Então eu tenho tido um pouco de ambos [as tradições].

Seu tio viu as obras dessa mostra?
Não. Eu não tenho contato com ele. A única vez que ele me escreve é para pedir dinheiro. Seu nome é Hector. Minha mãe o chama de “São Hector, o coletor de dinheiro.” A última vez que ele ligou, ele estava pedindo um milhão de dólares para colocar meu nome em sua igreja na Carolina do Norte, mas eu não aceitei.

0 comentários: