Ads 468x60px

domingo, 19 de dezembro de 2010

Quatro acusados do caso Eliza Samudio são soltos em MG

Quatro acusados envolvidos no caso Eliza Samudio que responderão ao processo em liberdade foram soltos na madrugada de sábado (18) após decisão judicial. Entretanto, a juíza Marixa Fabiane Lopes manteve quatro réus presos: o goleiro Bruno Fernandes, o amigo dele Luiz Henrique Ferreira Romão, conhecido como Macarrão, o primo Sérgio Rosa Sales e o ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. Dos nove acusados, oito irão a júri popular.

Dayanne Rodrigues do Carmo Souza – ex-mulher de Bruno -, a ex-amante do jogador Fernanda Gomes de Castro, Elenilson Vitor da Silva e Wemerson Marques de Souza responderão ao processo em liberdade, mas também irão a julgamento. Fernanda foi pronunciada por sequestro e cárcere privado de Eliza e de seu filho. Já Dayanne, Elenilson e Emerson responderão pelos mesmos crimes, mas cometidos apenas contra o filho da vítima. Todos os réus alegam inocência.

Após 150 dias de prisão, Wemerson Marques, o Coxinha, e Elenilson Vítor da Silva foram para Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Parentes e vizinhos esperavam por eles. O clima era de comemoração na primeira noite de liberdade. Emocionada, Dayanne disse que quer ver os filhos.

Detalhes sórdidos

Em sua decisão de manter Bruno e os outros três acusados presos até o julgamento, a juíza Marixa Fabiane Lopes alegou que “os delitos contam com detalhes sórdidos e ultrapassam os limites da crueldade”.

Das nove pessoas que foram inicialmente denunciadas pelo Ministério Público, apenas Flávio Caetano de Araújo não irá a júri popular. Ele foi solto do presídio Nelson Hungria no dia 27 de novembro após ter liberdade concedida pela Justiça.

A data para o julgamento ainda não foi definida. Ainda cabe recurso da defesa na decisão da Justiça.

Outro lado

O advogado de Bruno Fernandes, Claudio Dalledone Filho, disse que viu com “satisfação” a decisão da Justiça de levar apenas quatro acusados a júri popular.

– A denúncia está desmoronando. A acusação se esvaziou. Quando chegar nos altos plenários, pouco ou nada sobrará. Bruno é inocente.

Dalledone também diz que vai entrar com novo recurso para anular todo o processo. Segundo o advogado, Bruno não teve pleno acesso à defesa, o que vai de encontro com a Constituição.

– Agora vamos entrar com carga máxima no TJ de Minas Gerais.

Condenação no Rio

No início deste mês, o goleiro Bruno e Macarrão foram condenados pela Justiça do Rio de Janeiro por cárcere privado, constrangimento ilegal e lesão corporal a Eliza. O goleiro pegou pena de quatro anos e seis meses de prisão e seu amigo, três anos.

A sentença é válida apenas para os crimes pelos quais Bruno é acusado de ter cometido no Rio de Janeiro. Em outubro de 2009, Eliza registrou queixa contra Bruno e Macarrão por sequestro. Na época, a jovem, que estava grávida, disse que os dois a agrediram e obrigaram a tomar abortivos.

Acusação

Após ouvir os suspeitos, a polícia diz que Eliza foi sequestrada com seu filho – na época com quatro meses – no Rio de Janeiro no dia 4 de junho e levada para Minas Gerais. Segundo a polícia, a jovem foi mantida com o bebê no sítio de Bruno e, dias depois, foi morta na casa do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Apesar de a polícia ainda não ter encontrado o corpo de Eliza, o delegado que cuida do caso diz que as investigações concluem que ela está morta.

0 comentários: