Ads 468x60px

quarta-feira, 20 de maio de 2009

MÃES E FILHOS:
A RELAÇÃO DEVE SER CONSERVADORA, LIBERAL OU TUDO DEPENDE DA PERSONALIDADE DOS FILHOS ?

Nos Estados Unidos, a ideia de criar uma data em homenagem às mães foi idealizada em 1904, por Anna Jarvis, que se viu motivada a criar uma data para homenagear a sua mãe, pelo reconhecimento aos serviços comunitários prestados durante a Guerra Civil Americana.

Os pedidos e campanha de Jarvis surtiram resultado, e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional, foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.

No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio. A proposta e a data da homenagem foram determinadas através de decreto assinado em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Portanto, há mais de 70 anos que os brasileiros reservam um dia do ano para homenagear as mães, que, apesar de passarem por profundas mudanças comportamentais e sociais durante essas sete décadas, ainda são uma das figuras mais estereotipadas da sociedade.

A imagem de mãe ainda é associada a uma senhora de cabelos brancos, olhar perdido e semblante sereno, que vive unicamente em função dos filhos e a vigiar os passos deles. Muita coisa mudou...

Algumas mães radicais da capital paulista, por exemplo, se deliciaram com o presente que, a pedido, receberam do filho: um salto duplo de paraquedas. Com apenas 15 minutos de treino, elas já estavam prontas para embarcar na aventura.

Também em São Paulo, um estúdio promete aprontar um CD para as mães, com uma faixa, em até duas semanas. A surpresa é que elas devem sugerir a música e aguardar o arranjo. Depois, terão até oito horas para cantar. O resultado é um CD, de qualidade profissional, que transforma qualquer mãe numa verdadeira diva.

Em Porto Alegre, Curitiba e São Paulo, já é grande o número de mães que abrem mão do buquê de flores e optam por sobrevoar a cidade de helicóptero no dia que as homenageia. Apesar do preço salgado, as empresas prestadores do serviço informaram que a capacidade de voo esteve esgotada neste domingo.

Como se vê, mesmo que alguns resistam, está claro que a mulher pode desempenhar com maestria o papel de protagonista da história da sociedade moderna, e não mais o de coadjuvante. Nossas modernas (e também conservadores) mães já vêm provando isso antes mesmo de terem um dia dedicado só a elas.

0 comentários: