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sexta-feira, 29 de maio de 2009

PIRIGUETES:SÃO O RESULTADO DA DESVALORIZAÇÃO FEMININA, DOS ANSEIOS DO HOMEM OU DE UMA FASE PASSAGEIRA?


PIRIGUETES:SÃO O RESULTADO DA DESVALORIZAÇÃO FEMININA, DOS ANSEIOS DO HOMEM OU DE UMA FASE PASSAGEIRA? Não se sabe exatamente de onde surgiu o termo “piriguete”, neologismo usado atualmente para designar algumas mulheres cujo comportamento está indefinido entre a vulgaridade e o sensual. Para alguns filólogos, a palavra nasceu de trechos de músicas executadas durante as festas populares do Nordeste. Outros, ainda mais criteriosos, acreditam que “piriguete”vem do radical latino “periculum” mais a terminação “ete”, cuja expressão equivalente, no português, se refere a “perigo constante”. Mesmo assim, no bom português, principalmente no utilizado pelos soteropolitanos, piriguete quer dizer “mulher a perigo”, ou seja, aquela que está pronta para atacar! Há quem acredite que o primeiro símbolo e representante daquilo que, mais tarde, se tornaria uma piriguete tenha sido a boneca Barbie, criação americana do início dos anos 60. As roupas insinuantes e a cor predominantemente rosa de seus assessórios ainda inspiram muitas garotas na hora de se vestir e no modo de se comportar. Mas foi só a partir da década de 90 que o movimento de exaltação à sexualidade feminina, desprovida de sensualidade, adquiriu proporções maiores. E desta vez a influência não veio de nenhuma boneca, mas da música. O estrondoso sucesso de grupos de axé, na década de 90, deu inicio há uma série de outros grupos musicais populares que exaltavam a promiscuidade feminina. As apresentações constantes na mídia ajudaram a difundir, de forma generalista e preconceituosa, a mulher-objeto. Acolhidas pela massa, os programas populares de domingo se renderam à nova mania nacional, e suas musas saíam dos palcos de dança e se dirigiam imediatamente às capas das principais revistas masculinos do País. Já nos anos 2000, e a vez do funk carioca dar força ao movimento de exposição e exaltação do sexo e do corpo feminino. Com letras sempre recheadas de insinuação sexual, o ritmo agora não apenas dita, na voz do homem, o modo de portar das mulheres, mas é também cantado por elas, o que derruba a tese de que o machismo social seja o principal vilão da história. “Sou Cachorrona Mesmo E late que eu vou passar Agora eu sou solteira e ninguém vai me segurar.”

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