Ads 468x60px

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Playmobil ensina História


Pelo menos duas gerações já tiveram uma infância mais interessante por causa de um dos brinquedos mais populares do mundo, o Playmobil. Os bonequinhos articulados de linhas simples, criados na Alemanha nos anos 70, já estão conquistando a terceira geração de meninos e meninas com seus milhões de acessórios como casas, veículos, animais e objetos de mão. No Brasil, o brinquedo foi fabricado por duas grandes indústrias do ramo e hoje voltou às prateleiras das lojas diretamente de sua sede alemã, via importação.

Verdadeiras cidades podem ser montadas com os kits Playmobil, que também retratam várias épocas da história da humanidade. Desde os homens das cavernas, passando pelo Egito e Roma antigos, as duas grandes guerras do século passado e até a exploração espacial são temas das inúmeras coleções nesses 35 anos de existência das figuras articuladas.

O criativo brinquedo será usado numa exposição que acontecerá por quase todo o mês de novembro no Rio de Janeiro, com pequenos cenários retratando vários acontecimentos históricos, da descoberta do fogo aos astronautas.

“Da Caverna ao Espaço – Uma Viagem na História do Homem” estará em cartaz no Museu Militar Conde de Linhares, no bairro de São Cristóvão (zona norte), de 6 a 27 de novembro. São 450 metros quadrados no salão nobre do museu, que receberão os cenários ambientando a pré-história, o Império Romano, a Era Medieval, a conturbada década de 60 do século passado, a queda do Muro de Berlim e muitos outros, explicados por painéis.

Além da aula de história dada pelos bonequinhos, o 2º Salão Playmoarte exibirá arte contemporânea tendo o Playmobil como inspiração, com fotografias, pinturas, esculturas e instalações.

As crianças poderão se divertir usando a criatividade em um espaço de brincadeiras especial para elas, o “Tapetinho”, com muitos bonecos e acessórios, além de outras atividades lúdicas.

“Da Caverna ao Espaço – Uma Viagem na História do Homem” ficará aberta de quarta-feira a domingo, das 10 às 19h, mesmo nos feriados. Crianças até 5 anos não pagam ingresso; adultos pagam R$ 10 e quem tiver de 6 a 17 anos (e estudantes de qualquer idade com carteirinha) paga R$ 5. Escolas públicas e particulares podem agendar visitas em grupo.

0 comentários: